quarta-feira, julho 29, 2020

                                 


APRESENTAÇÃO
Wander Melo é natural de Rondonópolis, Mato Grosso, e despontou na cena artística do Estado, ao participar do III Salão Jovem Arte Mato-grossense, em 1978. Após participar de várias edições do referido salão, recebeu o “Prêmio Destaque” na XVIII edição em 1998. Além do cenário artístico mato-grossense, participa com exposições coletivas e individuais em vários estados do Brasil. São praticamente trinta e oito anos de dedicação à pintura, e isso proporcionou uma grande experiência  e algumas descobertas interessantes.
A sua temática expressa preocupação tanto com os problemas sociais e ecológicos, pois retrata cenas da flora e fauna do pantanal Mato-grossense. Também registra temas do cotidiano, fatos corriqueiros ou históricos.
Em relação à forma, sua pintura às vezes rompe com a tridimensionalidade cartesiana e chega praticamente ao abstrato, com linhas e formas propondo infinitos espaços e dimensionalidades.  Gradativamente essa forma de representação foi se consolidando em uma linguagem visual, que hoje é reconhecida não só pela crítica especializada como também pelo grande público.  Ao representar formas que se deformam, com intensa sinuosidade e vibração,  propõe vários ritmos que acabam por destruir/reconstruir  a figuração representada, num movimento incessante, para reconstruir/destruir o mesmo objeto representado.

Em relação à cor, o artista abusa de um vigoroso colorido, às vezes  trabalha com cores puras ou com nuances e gradações  da mesma cor-pigmento, o que provoca um sentimento   singelo, quase mágico, lúdico, como pode ser observado em suas telas e em seus objetos escultóricos. 

Prof. Dr. Laudenir Antonio Gonçalves – UFMT – Cientista Social, Crítico de Arte – ABCA




Nenhum comentário: